segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lição 1 - Eliseu: Um padawan

Saudações!

Resolvi começar a escrever sobre um profeta conhecido, porém pouco estudado. Tive a oportunidade de ler esses dias alguns textos bíblicos sobre Eliseu e confesso que me surpreendi com o que Deus realizou na vida desse homem.

Como de costume, vou utilizar algumas analogias de Star Wars, mostrando um pouco desse “Jedi Crente”.

Introdução

Quando estudamos a vida de Elias, aprendemos os períodos que ele passou em seu refúgio secreto em Querite, aprendendo... aprendendo...Quando pensamos que ele finalmente iria se tornar o grande profeta, Deus manda ele para Sarepta. E tome-lhe mais lições. Mas foram lições necessárias para que Deus o usasse para coisas grandiosas.

Logo depois da batalha contra os profetas de Baal, Jesabel fica sabendo daquilo que Elias havia feito e decide matá-lo. Elias foge para uma caverna, onde Deus se manifesta novamente a ele e o encoraja a continuar.

Nesse momento, Elias é enviado a um homem: Eliseu. Deus determina que o tempo de Elias irá acabar e que Eliseu será profeta em seu lugar.

Fico pensando que Elias aparece do nada. A bíblia apenas relata que ele era chamado de Tesbita, morador de Tisbé. No capitulo 17 de I reis ele já aparece profetizando uma grande seca e se dirigindo diretamente ao rei Acabe.

Porém Eliseu foi um pouco diferente! Temos algumas informações extras sobre ele: era filho de Safate e era boiadeiro. Ah, e careca!

Um homem de fé

Imagine só você, todos os dias, cuidando de seu gado, perto do pai e mãe. De repente surge um homem estranho, peludo, com uma capa se dizendo enviado de Deus e dizendo que será o seu sucessor como profeta.  Talvez se fosse um de nós, sairia correndo. Mas não foi o que fez Eliseu. Ele confiou na palavra de Elias como sendo a de Deus e rapidamente despediu de sua família para seguir Elias.

Um homem sem apego ao dinheiro

A bíblia relata que Eliseu matou todos aqueles bois, preparou um belo churrasco e repartiu com o povo.  Imagino que é o mesmo sentimento de alguém que larga um bom emprego, uma estabilidade para se dedicar integralmente ao Senhor e a sua obra. Quanta coragem há nesses Eliseus que saem de seu conforto para se entregar de corpo e alma.

Foi assim com Eliseu. Naquele momento ele estava declarando que seus bens não eram mais seus. Que o seu trabalho não seria mais aquele. Ele despediu de tudo, literalmente pois a mão no arado e não olhou pra trás

Eliseu, um servo

Algo que me chamou atenção foi no final do versículo 21 do capítulo 19 de I Reis: “ ...e seguiu a Elias,  e o servia.”

Fico imaginando a importância de Elias na vida de Eliseu.  Fazendo uma analogia com Star Wars, um mestre e seu aprendiz.  Elias contando das experiências em Querite, em Sarepta onde pode ver o filho da viúva voltar à vida, a batalha contra os profetas de Baal. Foram momentos muito agradáveis.

Às vezes queremos  pular algumas etapas em nossa vida. Achamos que estamos prontos para ser o grande profeta. No caso de Elias, ele teve que esperar, ficar em stand by, até que pôde se tornar o homem que Deus queria que ele fosse. Eliseu também passou por isso de certa forma. Não era fácil substituir Elias.  E não devia ser fácil viver a sombra de alguém tão importante. Mas Eliseu esperou o momento certo. Enquanto esperava, tinha a atitude correta: a de servir.

Essa deve ser a nossa postura de, enquanto somos aprendizes, devemos servir, ter humildade, pois Deus um dia irá nos tornar o que Ele pensou para nossas vidas, muito além daquilo que imaginamos.

E essa jornada de Eliseu estava apenas começando. Servir foi o primeiro passo. Ele não sabia, mas em breve ele iria realizar grandes coisas em nome do Senhor e se tornar um profeta poderoso, um Jedi.

Glossário para noob (neófitos)  de Star Wars:

Jedi – Os Jedi (pronuncia-se jedai) são personagens fictícios da série americana Star Wars. Formam uma ordem de guardiões que dominam o lado "luminoso" da força

Padawan - Um Padawan ou Aprendiz Jedi em Básico, era uma criança que começava treinamento sério sob a tutela de um Cavaleiro Jedi, escolhido pelo Cavaleiro. Um Padawan seguia e ajudava seu Mestre em todos os lugares, ao não ser que seu mestre achasse inadequado, de tarefas simples a missões perigosas para que ele aprendesse da experiência e guia pessoa

Leia também: Lição 2 – O adeus a um mestre – II Reis 2:1-11


Nenhum comentário:

Postar um comentário