terça-feira, 17 de julho de 2012

Lição 4 - A Guerra dos Três Reis - II Reis 3


Leia antes: Lição 1 – Eliseu: Um padawan

Leia antes: Lição 2 - O adeus a um mestre

Leia antes: Lição 3 - Um novo mestre, o mesmo espírito

INTRODUÇÃO

Após a morte de Acabe, seu filho Jorão reinou em seu lugar em  Israel. Um homem que fez o que era mau perante o Senhor, porém um pouquinho melhor que seu pai. Mesmo assim desagradou a Deus.

Por causa de impostos não pagos por Mesa, rei de Moabe, Jorão preparou seu exército para guerrear e além disso, chamou Josafá, rei de Judá para juntar a ele nessa empreitada. Além disso, teve a ideia de iniciar o ataque no deserto da terra de  Edom, que se juntaram também às tropas.

Temos então o seguinte cenário: três reis tentando sobreviver junto com suas tropas no deserto, sem comida, água e descanso. O caos começou a se instaurar principalmente em Jorão, que era o grande mentor do ataque aos Moabitas.
Nessa hora de desespero, Josafá pergunta se havia algum profeta entre eles para que pudessem consultar o Senhor. Foi então que um dos oficiais responde: O ajudante de Elias está aqui - um tal de Eliseu.

Sim, ele mesmo: Eliseu!
Algo me intrigou: o que fazia Eliseu no meio daquela situação? Seria ele um soldado israelense? Ou um consultor ou ajudante daquelas tropas? O que sabemos é que os três reis saíram para consulta-lo. A resposta de Deus foi que o trio sairia vitorioso contra os Moabitas e que haveria água em abundância naquele deserto para matar a sede de todos os soldados,

Essa mesma água serviu para que os moabitas pensassem que fosse sangue derramado por alguma briga entre os reis, o que se tornou em uma armadilha para eles mesmos e permitiu que os três reinos atacassem e e saíssem vitoriosos dessa guerra.

Algumas coisas me chamaram atenção nesse texto e, já que estamos falando sobre a vida de Eliseu, vamos considerar essa guerra dos três reis sob a perspectiva dele.

MESMO SENDO DISCÍPULO, VOCÊ SERÁ OBSERVADO

Quando Josafá perguntou se havia algum profeta, o comandante responde: Eliseu, o que foi servo de Elias está aqui!

Nesse período, Eliseu estava dando seus primeiros passos sem Elias. O mestre havia saído de cena. E seu papel até então era de coadjuvante de Elias. Vimos nas lições passadas um Eliseu sempre acompanhando, ao lado de seu mentor, mas sem muito aparecer.
Mas para aquele comandante, não importava quem era o mestre e quem era o discípulo. O Deus era o mesmo! O poder deles deveria ser igual. Se estava perto do grande profeta, era considerado um também.
E Eliseu pôde cumprir com excelência essa missão, de transmitir o que Deus havia dito àqueles reis.

Mesmo sem ter um papel de destaque no meio cristão, nós como discípulos estamos sendo observados. A conduta do mestre e do aluno é levada em consideração. O ímpio cria uma expectativa, que sejamos condizentes com aquilo que falamos e vivemos. Esse é um testemunho eficaz. Ser lembrado por nosso testemunho em propagar a mensagem de Deus.

PALAVRAS DURAS

Além disso, Eliseu teve um duro discurso com Jorão. Em outras palavras: onde estão os seus deuses agora? Quem vai te dar água? Peça a eles!

Essa era uma coragem forjada e aprendida com Elias: falar a verdade e manter-se firme! Aquele homem simples que um dia Elias achou, era agora um profeta estabelecido entre os reis. E tudo aquilo que ele falou da parte de Deus se cumpriu. O Senhor foi fiel com Eliseu e com o próprio povo de Israel, dando-lhe a vitória sobre a batalha e também provendo água para saciar a sede deles.

CONCLUSÃO  - PASSOS PARA UMA LIDERANÇA EFICAZ

Fazendo uma análise dessa 1ª fase da vida de Eliseu, com relação a liderança podemos dizer que:


  • Para ser um bom líder precisamos ser liderados por um bom mestre;
  • Uma liderança eficaz leva tempo para ser amadurecida;
  • Ser líder exige uma convicção absoluta e profunda, para manter-se de pé durante as tempestades;
  • A verdade deve ser dita sempre! Mesmo para pessoas que julgamos mais importantes e influentes.

Nas próximas lições vamos passar por alguns momentos marcantes na vida desse homem, agora um profeta reconhecido e honrado por Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário