sábado, 16 de julho de 2011

Veritas vos liberabit

Verdade: Realidade. Exatidão. Aquilo que é ou existe.

Como essa palavrinha mágica tem mexido comigo nos últimos dias. Não sabia as consequências reais de se praticar Efésios 4: 25: " Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo...".

Descobri por exemplo que a verdade incomoda, machuca quem fala e quem ouve. Provoca reações diversas, traz à tona o caráter das pessoas. E como diz nosso amigo João Alexandre: "Quem diz a verdade nem sempre vive cercado de amigos, mas viver de mentiras só faz bem pro inimigo".

Vivemos num mundo corrupto e malandro. Como a mentira e a falsidade têm enraizado nossa sociedade de forma tão ágil! Achamos mais fácil dar um "migué" e contar uma mentirinha pra sair "bem na fita". Não temos assumido nosso compromisso com Deus de ser verdadeiro e pagar o preço por isso.

Sempre me lembro dos amigos de Daniel que recusaram-se a curvar perante o rei e pagaram o preço por isso. Usando como figura de linguagem, se curvar à estátua pode ser comparado hoje a se render a mediocridade e a política da boa vizinhança para ser "bem" aceito na sociedade e nos grupos em que convivemos (escola, trabalho, igreja, família).  E como é fácil mentir ou mesmo dizer meias verdades, enganar o outro, usar de falsidade.

A prática de dizer a verdade muitas vezes pode ser interpretada como arrogância ou desconfiança para as pessoas. Mas ela é necessária, pois nossa consciência nos livra de qualquer incômodo.

É claro que aprendi também que certas verdades devem ser ditas na hora certa e da maneira certa. Sair dando uma de super sincero, atirando verdades (que precisam ser ditas) mas da maneira errada, não traz o benefício esperado. Sempre prontos para ouvir e tardios para falar. Mas fale!

Quando lembramos que o Senhor Jesus é A VERDADE, nossa disposição em ser verdadeiro é outra, pois sabemos que isso vem de Deus. É essência dEle! E quando praticamos isso, notamos a diferença que essa prática faz em nossas vidas. Passamos credibilidade, as pessoas confiam naquilo que dizemos, fazemos e, por mais redundante que possa parecer, a mentira e a falsidade se afastam de nós. E mais, não temos ideia do benefício que uma verdade dita a alguém faz na vida dessa pessoa. E não só nas pessoas: no ambiente de trabalho, na nossa casa, na igreja e entre nossos amigos. Atitudes mudam, vidas são transformadas, processos são revistos, tudo pela boa prática de se ter uma atitude verdadeira.

Por esses dias fui em um lugar onde passava por uma estrada de chão, e o carro ficou numa situação deplorável. De branco ficou marrom. No outro dia pela manhã acordei e fui dar uma ducha para tirar a sujeira. A medida que a água cristalina era jogada, aquele barro ia saindo e o branco dava de novo seu brilho.
A verdade faz isso também. Ela é como uma água purificadora que retira aquele barro da falsidade e mentira e revela a quem nós pertencemos. O branco de Cristo em nossa vida reluz como nunca e esse testemunho é que faz a diferença na nossa vida e na vida das pessoas.

Que possamos lembrar que "o Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade."

A verdade vos libertará!





Nenhum comentário:

Postar um comentário